Junho é o mês mais esperado
por muita gente devido às festas juninas, e principalmente para fazer seus
pedidos a Santo Antônio. Vamos saber um pouco mais sobre esse santo tão
homenageado na Umbanda.
Santo
Antônio é o santo
católico sincretizado nos cultos afro-brasileiros com o orixá
Exú, comemorado no dia 13 de junho que é um excelente dia para simpatias de amor.
No Brasil, Santo Antônio é reverenciado como santo casamenteiro, e essa e outras associações ajudaram a sincretizá-lo
com Exú que é um orixá africano, também
conhecido como: Exu, Esu, Eshu, Bara, Ibarabo, Legbá, Elegbara, etc.
SALVE
SANTO ANTONIO! PADROEIRO DOS EXUS. LAROYÊ EXU!
Falar de Santo Antonio na Umbanda, não é tarefa
fácil, ainda mais de Santo Antonio de Pemba, de Lisboa, de Ouro fino, de Pádua.
Temos consciência que Ogum é Ogum, e Santo Antonio é Santo Antonio.
Santo Antônio nasceu em Lisboa, Portugal, e
desencarnou em Pádua, na Itália. Foi discípulo de São Francisco, e como ele,
desfez-se de todos os seus bens e viveu para ajudar aos pobres e desamparados.
Antonio, que largou tudo pelo sacerdócio da
caridade e luta justa pelos valores dos humanos seja o padre, ou o padeiro, o
padre que alimentava seus fiéis pela palavra de Deus ou o padeiro que matava a
fome dos pobrezinhos da aldeia de Pádua.
Seu nome na verdade, era Fernando, mas ao entrar
na Ordem dos Franciscanos, em 1208, trocou seu nome para Antônio (que significa
“Defensor da Verdade”) e deixando as coisas mundanas, foi viver no mosteiro de
São Vicente. Desencarnou precocemente, aos 39 anos, devido às privações e
jejuns prolongados. Sempre defendeu a igualdade de todos e defendia os
desamparados, lutando pela igualdade de todos.
Por conta da doutrina adquirida e propagada como
frade menor, é o santo defensor dos pobres. Também era evocado para achar
coisas perdidas, tal como São Longuinho. No dia que lhe é consagrado, 13 de
Junho, distribui-se o pãozinho que deve ser guardado numa lata de mantimentos,
como 'amuleto' de garantia que não falte comida durante o ano. Os lírios
brancos que acompanham sua imagem indicam a pureza e os sentimentos nobres.
Antonio, que quando vivo já era um Santo para o
povo, após sua passagem se transforma em Santo Antonio Milagreiro. Santo
Antonio de Pemba, na Umbanda, que é o Patrono de Exú, que rege as legiões
desses espíritos guerreiros e mensageiros dos Anjos Superiores (orixás), que
preside as batalhas navais e terrestres.
Um dos poucos encarnados onde comprovou-se o
fenômeno de bilocação, e salvou o próprio pai da prisão. Estava ele pregando
numa praça de Milão, quando soube que naquele momento estava o pai diante dos
juízes. Encostou-se no púlpito e naquela mesma hora apareceu em Lisboa, diante
do tribunal. Saudou os juízes e depois, com ar severo censurou os mentirosos
que negavam ter recebido o dinheiro: “Vós desafiais a Deus, negando que
recebestes o dinheiro de meu pai. Ele confiou em vós, e vós lhe retribuís
arrastando-o para a desonra, juntamente com sua família! Vós, em tal dia (e foi
dizendo a cada um), em tal hora, em tal lugar, recebestes tanto, vós tanto,
vós, tanto… Confessai a verdade, se não quereis que Deus vos mande um terrível
castigo”. Os culpados confessaram que haviam mentido e o Santo ainda conseguiu
dos juízes que fossem perdoados. Depois abraçou o pai, beijou-lhe
respeitosamente a mão e no mesmo instante recomeçava em Milão o sermão
interrompido.
Como todos os que seguem os desígnios simples e
puros, muitas vezes os homens não lhes davam ouvidos, então isolava-se na
Natureza, conversando com as aves e os pássaros.
Quando no Brasil, os escravos foram obrigados a
professar a religião católica, dedicavam o culto a Santo Antônio, acendendo
grandes fogueiras. Como na crença africana, o dono do fogo é Exu, Santo Antônio
tornou-se o agente de Exu e esta crença foi absorvida pela Umbanda, de modo que
para nós ele se chama Santo Antônio de Pemba ou de Ouro Fino, e rendemos nossas
homenagens a ele, com a crença que é o mensageiro das palavras do Bem e de
Jesus, e o agente das forças mágicas da Umbanda desamarrando as demandas, nos
trabalhos de desobsessão, protegendo as pessoas dos espíritos malignos e também
trazendo de volta o que estava perdido. A ele dirigimos nossas preces,
acreditando que ele auxilia no destino dos encarnados, ao lado destas entidades
amigas que tanto nos ajudam que são os Exus da Umbanda.
A falange de Zé Pelintra trabalha junto de Santo
Antônio, e é o santo em Zé Pelintra deposita seus pedidos. Nos terreiros e
tendas onde desce Zé Pelintra, no dia 13 de junho, ele chega para benzer os
pães de Santo Antônio e os distribui aos filhos de fé, para serem guardados com
açúcar e durante o ano inteiro o pão permanece sem estragar, para que traga
fartura a cada um. Em uma das suas cantigas, pergunta-se: – Zé Pelintra, cadê
Santo Antonio: “Estava rezando e fazendo oração; Santo Antonio que gira e
retira que quebra as demandas de toda a nação”. E assim, Zé Pelintra invoca ao
Santo, trazendo sua força, inspiração e proteção à Umbanda e aos seus filhos de
fé.
Santo Antonio que protege as pessoas dos
espíritos malignos e que traz o que estava perdido. Zé pelintra do Catimbó, ora
muito a Santo Antonio.
Em uma das suas cantigas, pergunta-se:
“Zé Pelintra, cadê Santo Antonio?
Estava rezando e fazendo oração;
Santo Antonio que gira e retira, que quebra as
demandas de toda a nação.”
E assim, Zé Pelintra, invoca ao Santo, trazendo
sua força, inspiração e proteção à Umbanda e aos seus filhos de fé.
Salve Santo Antonio!
Entre Santo Antônio de Lisboa e Santo Antônio de
Pemba há muita diferença. Como o número de escravos era superior ao dos
fidalgos, erigiu-se em cada fazenda uma capela com o Santo da devoção dos
Senhores ou Sinhás das fazendas, onde um Sacerdote da Igreja Católica fazia
seus ofícios religiosos.
Quando os escravos adotaram Santo Antônio de
Lisboa por Santo Antônio de Pemba como Exu, fizeram-no por diversos motivos. O
primeiro porque tinham que acompanhar o credo católico; o segundo para
ludibriar a boa fé dos senhores das fazendas, pois proibiam que os mesmos
professassem o seu culto africano; e o terceiro porque faziam suas festas com
fogo, como fogueiras, etc., e o dono do fogo é Exu.
O dia de Santo Antônio de Pemba é 13 de
junho, razão pela qual a Umbanda comemora nesta data o dia de Exu.
Na Umbanda atual, onde os chefes de terreiros
são mais esclarecidos, com mais cultura e seus filhos também, não se admitem
mais os tabus a respeito de Exus e Pombagiras, tais como:
- Colocar cortina para cobrir o Gongá em dias de Sessão de Exu;
- Considerar os médiuns que trabalham com Exus ou Pombagiras como perigosos, como assim era de crer naquela época remota;
- Não permitir que os médiuns do terreiro trabalhem como Exus e Pombagiras, como alguns chefes de terreiros daquela época então procediam;
- Pensar que Exu ou Pombagira são entidades negativas (ruins);
- Considerar ainda nos dias de hoje que OMULU seja Exu e não Orixá;
- Exigir que Exus ou Pombagiras incorporem de costas para o Gongá;
- Pensar que somente na grande hora (meia-noite) seriam horas que Exu ou Pombagira poderiam incorporar;
- Pensar que um médium após trabalhar com Exu ou Pombagira terá de ser descarregado por um Caboclo ou Preto Velho;
- Pensar que Exu e Pombagira só trabalham falando "palavrões" e bebendo. Isto é a má orientação dada pelo chefe do terreiro que não respeita a entidade e nem se faz respeitar.
A escolha de Santo Antônio como padroeiro dos
namorados deve-se a uma narrativa sobre o santo português; este durante o tempo
em que esteve em França, dirigiu-se a um povoado onde casar era considerado um
pecado. No local, o santo pregou sobre a importância da formação das famílias,
vindo daí tradição que o tornou popular como santo casamenteiro.
Aqui no Brasil, institui-se 12 de Junho como dia
(comercial) dos enamorados em 1949, quando o técnico de publicidade João Dória
- trabalhando para a Agência Standard Propaganda - encetou uma campanha para
melhorar as vendas da extinta loja Clipper no decorrer de Junho - um mês
bastante fraco para o comércio - lançando o slogan "Não
é só de beijos que se prova o amor". O
êxito foi imediato, tendo a Standard ganho o título de agência do ano. A idéia
estava lançada, com o apoio da Confederação de Comércio de São Paulo e o júbilo
de todos os comerciantes.
Santo Antônio faz parte da primeira linha que é
de Oxalá. Os chefes-guia de suas falanges são: Santo Antônio, São Cosme e
Damião, Santa.Rita, Santa Catarina, Santo Expedito, São Benedito e São
Francisco de Assis. Os santos da linha de Oxalá, penetram nas linhas de
quimbanda para desmanchar “trabalhos” feitos para prejudicar as pessoas.
Oração de Santo Antonio
Lembrai-vos,
glorioso Santo Antonio, amigo do Menino Jesus, filho querido de Maria
Imaculada, de que nunca se ouviu dizer que alguém daqueles que têm recorrido a
vós e implorado a vossa proteção tenha sido por vós abandonado.
Animado de igual confiança, venho a vós, fiel
consolador e amparador dos aflitos.
Gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro
a vossos pés e, pecador como sou, ouso a me apresentar diante de vós.
Não rejeiteis, pois, a minha súplica. (Fazer o
pedido), vós que sois tão poderoso junto ao Sagrado Coração de Jesus, mas
escutai-a favoravelmente e dignai-vos a atendê-la.
Que Assim Seja.
Falando
um pouco sobre Exu…
Sabendo que a Umbanda, segundo o Caboclo das
Sete Encruzilhadas é “A
manifestação do espírito para a prática da caridade”, qual a principal função desempenhada pelos Exus nos
nossos Templos, Terreiros, Casas, Tendas ou Centros?
Na Umbanda o Exu é uma Entidade (alma) que cuida
da Segurança da casa e de seus médiuns. Todas as religiões tem entidades que
cumprem esse papel. Um bom exemplo disso são as comunicações recebidas por
Chico Xavier e Divaldo Franco mostram a existência desses espíritos trabalhando
também no Plano Astral como Espíritos Guardiões.
A reunião de Exu ou Gira de Exu na Umbanda tem
como a maior finalidade descarregar os médiuns e os consulentes e sempre agir
em prol da Caridade. Unindo suas energias eles são capazes de entrar em contato
e orientar mais facilmente com almas que ainda não encontraram um caminho.
Estas almas vivem entre os encarnados, prejudicando-os, obsediando e até mesmo
trazendo-lhes um desequilíbrio tão grande que são considerados loucos. Para
este trabalho eles necessitam muito de nosso equilíbrio e de nossa energia.
Nosso equilíbrio é utilizado por eles no momento em que as entidades sofredoras
se manifestarem com ódio, rancor, raiva, para que tenhamos bons pensamentos e
sentirmos verdadeiro amor e harmonia para que desta maneira as desarmemos e não
as deixemos tomar conta da situação e, quem sabe, até as persuadir a mudarem de
caminho libertando-se assim do encarnado ao qual está ligada; nossa energia é
utilizada em casos em que estas almas estão sofrendo com o desencarne, tristes,
com dores, humilhadas, desorientadas, assim eles transformam as nossas energias
em fluidos balsâmicos que as ajudam, em muito, na sua recuperação. Muitas
destas almas desorientadas não conseguem nem se aproximar dos Terreiros de
Umbanda, pois os Exus da Tronqueira ficam encarregados de fazerem uma triagem
liberando a passagem apenas das almas que eles percebem já estarem prontas para
o socorro, ou seja, prontas para seguirem um novo caminho longe do encarnado ao
qual estava apegada. Este trabalho de separação é feito por eles com muito
empenho e seriedade e será muito melhor sucedido se o encarnado der continuidade
ao mesmo, quando menos melhorando os seus pensamentos e se livrando da
negatividade e do medo.
Exú é o
orixá encarregado de ligar o mundo dos espíritos ao mundo material,
encarregado de proteger as fronteiras, as casas, templos, cidades. Exú também é responsável
pelas ligações
amorosas, o que faz do dia 13 de junho uma data especial para trabalhos espirituais ligados
ao amor.
Durante as festas juninas, enquanto os santos católicos são festejados pelas cidades de todo o Brasil; nos terreiros de umbanda e candomblé as festas são em homenagem aos orixás, e no mês de junho dois orixás são festejados – Exú eXangô.
- No dia 13 de junho, “Dia de Santo Antônio” comemora-se o dia de Exú.
- No dia 29 de junho“Dia de São Pedro” homenageia-se Xangô.
ORAÇÃO
À EXU
Ó Exu, glorioso trabalhador do céu e da terra,
Protetor das almas encarnadas e desencarnadas
E guardião dos espíritos de luz;
Eu vos invoco humildemente, para que me ajudes
A pregar o amor, a verdade a justiça,
E a fazer a caridade que Nosso Amado Mestre Jesus
nos Ensinou.
Ilumine meu espírito com seu amor infinito
E sua bondade inesgotável, para que eu possa
Hoje e sempre ter a misericórdia da sua proteção,
E através dela concretizar e levar minha fé,
Vencendo toda a adversidade
E a feitiçaria dos homens da terra.
Laroyê Exu !
Que
Assim Seja, na Energia de Exu!
“Santo Antônio é de Ouro Fino, suspende a
bandeira e vamos trabalhar”
Laroyê Exu, Exu é Mojubá... Saravá os Exus e
Salve Santo Antônio!
Salve Santo Antônio! Salve a Malandragem e
Laroyê Exu!
FONTES:
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