PRETOS VELHOS

Algumas considerações sobre os Pretos Velhos   

 

Os pretos velhos e pretas velhas, na umbanda, são entidades elevadas que se apresentam estereotipadas como anciões negros conhecedores profundos da magia Divina, da manipulação de ervas.  São excelente mandingueiros, mestre dos elementos da natureza, os quais utilizam em seus benzimentos e trabalhos espirituais.

 

Crê-se em referência a dor e aflição sofrida pelo povo negro durante a escravidão, a linha de preto velho e reflita a humildade, a sabedoria, a paciência e a perseverança. Não necessariamente todos foram escravos. Sua sabedoria e humildade são características marcantes e sua calma e ensinamentos são profundos. Apresentam-se na Umbanda sentados em seus banquinhos atendendo seus "fios e fias" com uma linguagem simples porém sábias. A característica principal desta linha é a sua elevada orientação espiritual.

 

Àqueles que os procuram oferecem conselhos, orientação espiritual; receitam tratamentos  caseiros, banhos ervas, chás, entre outros, para os males do  corpo e do espírito. Utilizam vários elementos nos seus trabalhos como o cachimbo, cigarros de palha (que usam como defumadores, para limpeza espiritual) e ervas.

 

A linha de Pretos Velhos na Umbanda é regida pelo mistério Ancião, na força do Orixá Obaluaê que é o Orixá sustentador da evolução, da transmutação e transformação dos seres. Mas os Pretos Velhos também se apresentam dentro da linha de outros Orixás.

 

Em sua linha de atuação eles se apresentam com nomes que individualizam sua atuação, conforme o seu Orixá regente, assim como acontecia na época da escravidão, onde os negros eram nominados de acordo com a região de onde vieram, por exemplo:

 

Congo - (Pai Francisco do Congo), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Iansã; Aruanda - (Pai Francisco de Aruanda), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Oxalá (Aruanda quer dizer céu); D'Angola - (Pai Francisco d'Angola), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Oxóssi; Matas - (Pai Francisco das Matas), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Oxóssi; Calunga, Cemitério ou das Almas - (Pai Francisco da Calunga, Pai Francisco do Cemitério ou Pai Francisco das Almas), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Omolu/Obaluayê. 

 

Texto retirado do site seteporteiras.org.br 

 

Ponto dos Pretos Velhos da Tenda Santo Antônio

  

SALVE OS PRETOS VELHOS! SALVE AS PRETAS VELHAS! EU ADOREI AS ALMAS!