ABRIL, É MÊS DE OGUM!

Oh Jorge, Oh Jorge!
Vem de Aruanda
Tenha pena de seus filhos
São Jorge venceu demanda.
Ogum, Ogum!
Ogum meu pai
O senhor mesmo quem disse
Filho de Umbanda não cai!

O orixá Ogum é um dos mais conhecidos e cultuados nas religiões afro-brasileiras. É sicretizado no santo católico São Jorge, conhecido como santo guerreiro, na maior parte do Brasil. Na Bahia o sincretismo ocorre por meio de Santo Antônio.

Mas, quem é Ogum?

Na Umbanda, Pai Ogum é tido como aquele que sabe conquistar com bravura, o guerreiro de batalhas, vencendor de demandas, que protege todos com seu escudo, sua espada e sua lança. O senhor das armas, senhor do ferro – elemento que conhece como ninguém, onde tem ferro tem Ogum. Orixá do progresso, do novo, do avanço e da tecnologia. Ogum tem varias ligações com as matas, as águas, as pedreiras, as ruas, cemitérios e muitos outros lugares ele esta sempre presente. Ogum sempre esta na frente abrindo clareiras para todos passar, fazendo o progresso da vida continuar. Ogum é um líder, que costuma achar respostas para tudo, inclusive para as dificuldades que surgem pelo caminho. Tem como cores vibratórias o azul escuro (representa o elemento ar); vermelho (cor vibratória da ação “guerreiro” – representa o fogo); branco (representa a cristalização da essência – aplicador da lei); prata (representa o minério: aço, ferro...). Já em relação às pedras, são apontadas como consagradoras da essência de ogum, a granada, a hematita, ágata azul escura e o rubi.

Características de seus filhos

Os filhos de Ogum são caracterizados por sua coragem, que muitas vezes não sabem explicar de onde vem, assim como pelo seu poder de decisão. Apesar da maioria das pessoas apontarem a força como ponto característico de seus filhos, cabe ressaltar que eles, no fundo, são grandes sentimentais. Tem comportamento extremamente coerente, são sinceros, às vezes em excesso, não toleram traições e são obstinados e criativos. Gostam de saber onde pisam, por isso, estão sempre com o pé no chão, e, sempre que podem, pisam na terra com pés descalços. Possuem um humor mutável, passando de furiosos acessos de raiva ao mais tranquilo dos comportamentos. São curiosos, e é essa curiosidade que os leva a desvendar as coisas e descobrir os caminhos por conta própria.

Referências: sites casadoze e luz dourada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário